sexta-feira, 11 de abril de 2014

ENGENHO MASSAGANA EM CABO DE SANTO AGOSTINHO - PERNAMBUCO


Conjunto arquitetônico rural do século XIX, composto pela Casa-Grande e Capela de São Mateus em uma área de dez hectares, o Engenho Massangana está localizado no Cabo de Santo Agostinho, no Estado de Pernambuco. O nome do engenho, de origem africana, vem do rio Massangana que, na época do auge do açúcar, servia para o escoamento do que era produzido nele, e nos engenhos da região, até o porto do Recife. Acredita-se que Tristão de Mendonça tenha fundado o Engenho Massangana, através da doação de um pedaço de terra do município feita por Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco.
Cadeira dos namorados (quatro lugares: para os pais da namorada, para o namorado e para a namorada).
FOTO - http://andreia-inoue.blogspot.com.br/2013/03/engenho-massangana-cabope.html

Tombado em nível estadual como Parque Nacional da Abolição, Massangana foi o lugar onde o ilustre pernambucano Joaquim Nabuco viveu durante a infância e é por ele referenciado como o local onde construiu a base de seus ideais abolicionistas. Tais relatos estão presentes em seu livro Minha Formação(1910), cujo conteúdo é explorado na exposição permanente Nabuco e Massangana: o tempo revisitado.  
FOTO - http://andreia-inoue.blogspot.com.br/2013/03/engenho-massangana-cabope.html
MOENDAS
FOTO - http://andreia-inoue.blogspot.com.br/2013/03/engenho-massangana-cabope.html
CAPELA DE SÃO MATEUS NO ENGENHO MASSAGANA
FOTO- http://escolamjcgomes.blogspot.com.br/
CASARIO NO ENGENHO MASSAGANA
FOTO - http://escolamjcgomes.blogspot.com.br/
Além da visitação espontânea, o equipamento recebe sistematicamente o público estudantil. Através de um programa educativo, temas como o legado do pensamento de Joaquim Nabuco, a escravidão e as lutas libertárias, a cultura afro-brasileira e a economia canavieira são abordados, buscando contribuir para a produção de novos conhecimentos, fortalecimento da consciência patrimonial e da identidade cultural.
Informações: www.fundaj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPORTUNIDADE!

OPORTUNIDADE!

Seguidores