AREIA - PB

BEM VINDO  A VILA REAL DA PARAIBA AREIA - PBCENTRO HISTÓRICO - AREIA / PB

CENTRO HISTÓRICO DE AREIA - PB

FOTO - ADELMO DE MEDEIROS

 


A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE AREIA - PB

ORIGENS – As terras que constituem o município de Areia foram primitivamente habitadas por indígenas pertencentes à tribo Bruxaxá, um ramo da grande nação Cariri.

VISTA AÉREA DA CIDADE DE AREIA - PB

FOTO - GUARABIRA.JEX.COM.BR


A primeira noticia da exploração do território data do ano de 1625, quando o português Manoel Rodrigues capitaneando sua gente adentrou aqueles sítios, voltando para Mamanguape impressionado com a amenidade do clima, a fertilidade do solo e disposto a colonizar a promissora zona do Brejo; plano que foi transtornado pela invasão holandesa. Em 1648, a mando de Maurício de Nassau, a expedição de Elias Herckman, governador holandês da Paraíba em busca de recursos minerais, percorreu e ultrapassou o território de Areia sem nada encontrar. Todavia, assentamentos mais precisos dão que, em meados do século XVII, desbravadores portugueses percorreram a região tendo um deles, de nome Pedro, se fixado no local à margem do cruzamento de estradas que eram caminho obrigatório de boiadeiros e comboieiros dos sertões, com destino a Mamanguape e à Capital. Ali construiu um curral e uma hospedaria conhecida como “Pouso do Bruxaxá” e seu dono “Pedro Bruxaxá”, dada a amizade que fez com os nativos. A região foi por muitos anos denominados Sertão de Bruxaxá.AREIA / PB - IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO RASÁRIO EM AREIA - PB

FOTO - ADELMO DE MEDEIROS


O movimento de viajantes pelo local atraiu habitante e em breve surgiu uma povoação que recebeu o nome de Brejo do Riacho de Areia, devido a um córrego que abrejaria suas margens, constituídas de uma vasta riqueza. O nome foi logo abreviado para Brejo de Areia e, posteriormente, apenas Areia. AREIA / PB

CENTRO HISTÓRICO DE AREIA - PB

FOTO - ADELMO DE MEDEIROS


A primeira sesmaria que se sabe requerida no Sertão do Bruxaxá deve ter sido a que foi concedida a João Morais Valcácer em 1672, no lugar denominado Jardim. Outros he seguiram o exemplo e decorrer dos anos, as sesmarias foram divididas em centenas de propriedades, desbravando um esforço pioneiro as terras inicialmente cobertas de matas virgens. Surgiram várias culturas – algodão, fumo, mandioca, cereais, etc.

VISTA PANORAMICA DE AREIA -PB

FOTO - focandoanoticia.com.br

O pequeno núcleo de povoamento expandiu-se e mais para o fim do século XVIII a agricultura e o comércio prosperavam novas famílias provenientes da Capital e de Pernambuco ali se estabeleciam. Atraídas pela prodigalidade da terra. O escoamento dos produtos tornou-se mais fácil com a melhoria das vias de comunicação.
[Colégio+Estadual.jpg]

COLÉGIO ESTADUAL  EM AREIA - PB 

FOTO - trilhasdeareia.blogspot

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA, RELIGIOSA E JUDICIÁRIA – Areia passou longos anos sob a jurisdição eclesiástica e administrativa de Mamanguape que tinha pó cabeça de termo a Vila Real de Monte – Mor.

SOLAR JOSÉ RUFINO EM AREIA - PB

FOTO - trilhasdeareia.blogspot


Uma vez ao mês o vigário de Mamanguape ia celebrar em Areia numa capela que existia antes de 1800, em terreno doado por Bartolomeu da Costa Pereira. Não obstante, essa assistência espiritual esporádica era suficiente para o povoado que oferecia já condições de ser provido de paróquia. A Freguesia foi criada por Provisão Régia de 29 de junho de 1813, sob o patrocínio de Nossa Senhora da Conceição, desmembrando-se o seu território da Freguesia de Mamanguape.

Dois anos depois, em 1815, erigiu-se em Vila cuja instalação só concretizou-se a 30 de agosto de 1818, sendo Presidente da Província Antonio Caetano Pereira. Recebeu o nome de Vila Real do Brejo de Areia e Bartolomeu da Costa Pereira foi nomeado o seu primeiro Capitão-Mor. Era a oitava vila que se criava na Paraíba.Ficheiro:Igreja Maior de Areia.jpg

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM AREIA - PB

FOTO - BRUNO ARAUJO


Areia é sede de Comarca desde que, por volta de 1831/33, a Província foi dividida em três comarcas, cabendo-lhe a segundo que compreendia os termos de Campina Grande, Bananeiras e São João do Cariri.

Ficheiro:Obelisco de Areia, Paraíba.jpg

OBELISCO EM AREIA-PB
FOTO- BRUNO ARAUJO

Pelos idos de 1845, o segundo colégio eleitoral da Paraíba era o de Areia. A Lei Provincial n° 2, de 18 de maio de 1846 elevou a sede municipal à categoria de cidade, sob o topônimo de Areia, que passou a designar também o Município. É a primeira em cronologia em toda a Província (excetuando-se a Capital que já nasceu cidade).

FONTE - DO TEXTO - PREFEITURA DE AREIA - PB


Características geográficas
Área269,424 km² [3]
População23 837 hab. IBGE/2010[4]
Densidade88,47 hab./km²
Altitude623 m
ClimaNão disponível
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH0,611 médio PNUD/2000 [5]
PIBR$ 94 525,453 mil IBGE/2008[6]
PIB per capitaR$ 3 676,03 IBGE/2008[

FONTE - WIKIPEDIA.ORG

ENGENHOS NO MUNICÍPIO DE AREIA - PB

ENGENHO BOA VISTA

ENGENHO CARRO

ENGENHO CACHOEIRA

ENGENHO MAZAGÃO

ENGENHO QUATI
ENGENHO JARDIM

ENGENHO ANGICOS

FOTOS DOS ENGENHOS - trilhasdeareia.blogspot


GOSTOU DE AREIA? QUER CONHECER OUTRA CIDADE MANDE UM E-MAIL PARA baraoturismocm@hotmail.com
SIGA O BARÃO NAS REDES SOCIAIS
facebook.com/baraodecearamirim  /  twitter@baraocearamirim

Um comentário:

  1. AREIA,TE AMO MUITO!!! SINTO MUITA SAUDADE...DE:EZILDO aqui ja à 5 anos SP,IPUã.

    ResponderExcluir

Seguidores

CHURRACARIA E PIZZARIA PETER PEOPLE

CHURRACARIA E PIZZARIA PETER PEOPLE

Arquivo do blog