CAMPO GRANDE - RN

HISTÓRIA DE CAMPO GRANDE - RN 



VISTA AÉREA DA CIDADE CAMPO GRANDE - RN
FOTO:    www.campogrande.rn.gov.br



Campo Grande é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte. Está localizado na microrregião do Médio Oeste. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2004 sua população era estimada em 9.082 habitantes. Área territorial de 897 km². Segundo o Departamento Estadual de imprensa do Rio Grande do Norte no dia 6 de dezembro de 1991, através da Lei nº 155, o município de Augusto Severo voltou ao seu antigo nome Campo Grande.


VISTA PANORÂMICA DA CIDADE DE CAMPO GRANDE - RN
FOTO: WALTER LEITE


O município foi emancipado de Açu através da Lei nº 114, de 14 de setembro de 1858.


SERRA DO CUÓ EM CAMPO GRANDE - RN
FOTO:  www.campograndern.com.br


Limita-se com os municípios de Upanema (norte), Caraúbas, Janduís e Messias Targino (oeste), Paraú e Triunfo Potiguar (leste) e com o estado da Paraíba (sul).



SERRA DO CUÓ EM CAMPO GRANDE - RN
FOTO:  www.campograndern.com.br


A sede do município está a 5° 51’ 50” de latitude sul e 37° 18’ 36” de longitude oeste. A altitude é de 96 m acima do nível do mar e a distância rodoviária até a capital é de 265 km. A pluviosidade média aferida no município, segundo o IDEMA é de 743,8 mm.


SERRA DO CUÓ EM CAMPO GRANDE - RN
FOTO:  www.campograndern.com.br


Ainda de acordo com o IDEMA, o solo da região é do tipo bruno não cálcico vértico. O solo tem aptidão regular e restrita para pastagem natural. É apto para culturas de ciclo longo como algodão arbóreo, sisal, caju e coco. algumas área indicadas para preservação da flora e da fauna ou para recreação.



O CRISTO DE BRAÇOS ABERTOS COM VISTA PARA SERRAS EM CAMPO GRANDE  - RN       FOTO;  www.campograndern.com.br


Os primeiros habitantes da Serra Cepilhada foram os índios Pêgas, pertencentes a nação dos tapuias. A área onde se localiza o município, começou a ser colonizada nas primeiras décadas do século XVIII, com a construção da Fazenda Campo Grande por volta de 1720, pelo Capitão-mor Manoel Ignácio D`Oliveira Gondim, também chamado de Capitão Gondim.
A região passou a se chamar Campo Grande, devido as extensas campinas situadas à margem esquerda do rio Upanema, campinas essas bastantes propícias a atividade agro-pastoril.


VISTA PANORÂMICA DA CIDADE DE CAMPO GRANDE COM VISTA PARA A IGREJA DE SANTANA..     FOTO:www.campograndern.com.br


Nos idos de 1761, o sargento-mor João do Vale Bezerra adquiriu, em hasta pública, as terras da serra Cepilhada, pertencentes anteriormente ao português Gondim, surgindo então a povoação de Campo Grande e a história de uma serra que com o passar do tempo passou a ser chamada de Serra de João do Vale.

Serra João do Vale, Por Flávio Ventura
SERRA DE JOÃO DO VALE EM CAMPO GRANDE - RN
FOTO: FLAVIO VENTURA


Foram construídas casas para a família e descendentes de João do Vale, edificada uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Santana. A data para a edificação da capela de Sant`Ana, marco importante para o surgimento da vila diverge em virtude da isuficiência de documentos históricos, o certo é que a doação do terreno para a construção da mesma ocorreu no ano de 1756 e a primeira missa foi celebrada em agosto de 1766.


IGREJA MATRIZ DE SANTANA EM CAMPO GRANDE - RN
FOTO:   giroporcampogrande-rn.blogspot.com


Em 14 de setembro de 1858, a Lei nº 114 criou o município com a denominação de Campo Grande. Interesses políticos, entretanto, fizeram com que essa Lei fosse derrogada em 1868, passando Campo Grande a simples posição de distrito do recém-criado município de Caraúbas.


BARRAGEM DO CAMPO DA AVIAÇÃO EM CAMPO GRANDE - RN
FOTO:   www.cnm.org.br

A Lei nº 613, de 30 de março de 1870, restaurou o município com a denominação, de Triunfo. Em 28 de agosto de 1903, a Lei nº 192 originada do projeto do Deputado Luís Pereira Tito Jácome, mudou o nome do município para Augusto Severo, em homenagem ao inventor do dirigível Pax.

VISTA PANORÂMICA DA CIDADE DE CAMPO GRANDE - RN
FOTO: AGNALDO GONDIM 


No dia 6 de dezembro de 1991, através da Lei nº 155, o município de Augusto Severo voltou ao seu antigo nome Campo Grande.

FONTE DO TEXTO HISTÓRICO -   www.campogrande.rn.gov.br


Características geográficas
Área896,962 km² [2]
População9 289 hab. IBGE/2010[3]
Densidade10,36 hab./km²
Altitude96 m m
Climasemi-árido BSh
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH0,611 médio PNUD/2000[4]
PIBR$ 35 164,576 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 3 824,73 IBGE/2008[5]
FONTE: WIKIPEDIA


SERRA DE JOÃO DO VALE
FOTO: edrianfotos.blogspot.com




AGUARDEM NOVAS POSTAGENS.....



BARÃO DE CEARÁ-MIRIM 210 ANOS DE HISTÓRIA, CULTURA E TRADIÇÃO..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

CHURRACARIA E PIZZARIA PETER PEOPLE

CHURRACARIA E PIZZARIA PETER PEOPLE

Arquivo do blog